5 motivos para usar óleo de girassol

5 motivos para usar óleo de girassol

Quando o assunto é óleo de cozinha, é possível encontrar diversas opções, como óleo de soja, algodão, canola, girassol, milho, coco, abacate, amendoim, linhaça, palma e muitos outros.

Você já ouviu falar sobre o óleo de girassol? Conheça os principais motivos para utilizá-lo na cozinha. Saiba mais sobre óleo de girassol para que serve:

Auxilia na cicatrização de feridas

O benefício mais conhecido do óleo de girassol, é o auxílio na cicatrização de feridas, como queimaduras, úlceras e muito mais. Isso ocorre, pois ele é rico em vitamina E, que possui propriedades anti-inflamatórias. 

Portanto, o óleo de girassol faz parte dos alimentos que trabalham melhor o processo de cicatrização.

Atua no fortalecimento do sistema imunológico

A vitamina E e outros nutrientes presentes no óleo de girassol, como o ômega 6 e o ômega 9 são essenciais também para o fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando as funções das células e atuando no combate aos radicais livres.

Afinal, esses nutrientes possuem  ação antioxidante e imunomoduladora.

Ajuda a prevenir doenças cardíacas e neurológicas

Algo que poucas pessoas sabem é que o óleo de girassol cozinha pode auxiliar também na prevenção do desenvolvimento de doenças, como as doenças cardíacas e até mesmo as neurológicas.

Mas, isso ocorre por que? Mais uma vez a vitamina E presente no óleo de girassol, auxilia na prevenção da oxidação das células de gordura. Dessa forma, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, consequentemente diminuindo os riscos de doenças cardíacas, como a pressão alta, o infarto e até mesmo a insuficiência cardíaca.

Além disso, o óleo de girassol conta com propriedades essenciais para a preservação dos neurônios, ocasionando uma diminuição no aparecimento de doenças relacionadas.

Pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce

Os benefícios do óleo de girassol não param por aí. Outra característica muito interessante desse tipo de óleo, é o auxílio à prevenção do envelhecimento precoce. Incrível, não é mesmo?

Afinal, uma das principais propriedades do óleo de girassol é ser um alimento antioxidante. Sendo assim, ele atua na proteção das células da pele, consequentemente, reduzindo os danos que são ocasionados pelos radicais livres e que podem causar rugas, flacidez e o envelhecimento precoce.

Ajuda a hidratar a pele e os cabelos

Por fim, você sabia que o óleo de girassol pode até mesmo ajudar na hidratação da pele e dos cabelos? Isso mesmo, as altas concentrações de  vitamina E e ômega 6 são essenciais para isso!

Culinária