Você sabia quando é comemorado o Dia Internacional dos Indígenas?
O Dia Internacional dos Indígenas é diferente do Dia do Índio, que é marcado aqui no Brasil é comemorado em 19 de abril. Mas essa outra data é comemorada no mundo todo em 9 de agosto. Você sabia disso?
Vamos entender um pouco mais sobre esse importante dia no mundo.
História e criação
O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado em 9 de agosto. A data foi criada pela Organizações das Nações Unidas (ONU), no ano de 1994.
O dia é dedicado para homenagear e reconhecer as tradições dos indígenas ao redor do mundo, mas a ideia é ir além, e promover a conscientização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
Os indígenas no Brasil
O Brasil, por mais que não pareça, é um dos países do mundo que mais preserva seus povos nativos. De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem uma população de quase 900 mil indígenas de 305 etnias, que falam 274 línguas.
Segundo o IBGE, existem índios espalhados em todas as cinco regiões do Brasil, com destaque para a Norte, onde está a maior parte deles. A região Norte possui quase 306 mil indígenas.
Mais alguns números
Os índios brasileiros formam hoje um contingente que representa cerca de 0,47% da população brasileira.
Cerca de 60% dos 896.917 indígenas no país vivem em terras indígenas oficialmente reconhecidas pelo governo federal.
Deste número, 324.834 moram nas cidades e 572.083, em áreas rurais.
Os índios hoje
Atualmente, no Brasil, os indígenas foram foco das matérias dos jornais e a falta de proteção a esses povos, que viveram pauta após a morte de um indigenista e um jornalista estrangeiro no coração da Amazônia.
Morto no ataque brutal, o indigenista Bruno Pereira, levou ao Supremo Tribunal Federal um documento com mais de 120 páginas com denúncias sobre o que estava acontecendo nas terras virgens do Brasil.
Segundo o documento, ele “busca evitar danos irreparáveis para os povos indígenas e para todas as presentes e futuras gerações, do Brasil e da Humanidade”.
“Existe risco real de que as gravíssimas falhas do governo federal na proteção da vida, segurança e integridade psicofísica dos povos indígenas isolados e de recente contato no Brasil, possam ocasionar até o extermínio de determinadas etnias”, alerta o documento, segundo publicação do UOL.