A Libertadores sempre foi o maior desejo de título de todos os clubes brasileiros. Claro, o Mundial também tem sua importância, mas, como a competição sul-americana é mais longa e envolve mais times, sempre foi a mais prestigiada. O ranking de clubes brasileiros que já venceu a competição é grande, mas a Argentina continua tendo os maiores campeões.
Neste ano, a Copa Libertadores tem oito times brasileiros na disputa, uma das edições com o maior número de clubes nacionais disputando a principal competição da Conmbebol. Poderiam ser novo, se o Fluminense não tivesse sido eliminado na fase prévia. Os oito times que ainda estão na competição são: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras.
A fase de grupos já teve cinco partidas disputadas para cada clube. Falta apenas uma rodada, que será na semana que vem. O Atlético-MG, o Flamengo e o Palmeiras já estão com suas classificações garantidas para as oitavas de final do torneio.
Esses três times, tidos como os melhores atualmente do futebol brasileiro, apenas tentam conquistar outros bons resultados para terem vantagem de jogar em casa nas decisões do mata-mata. Já o América-MG, infelizmente, não tem mais chances de avançar. Mas os mineiros estão orgulhosos de sua primeira participação na Copa Libertadores.
Veja o que os outros clubes precisam para avançar às oitavas de final.
Athletico-PR
1- Libertad – 7 pontos (Saldo de Gols -1)
2- Athletico – 7 pontos (SG -3)
3- The Strongest – 6 pontos (SG +4)
4- Caracas – 6 pontos (SG 0)
O time paranaense precisa de uma vitória ou um empate para se classificar. Em caso de derrota, está eliminado. O clube vai enfrentar o Caracas.
Bragantino
1- Estudiantes – 13 pontos (SG +7)
2- Bragantino – 5 pontos (SG -1)
3- Vélez Sarsfield – 5 pontos (SG -3)
4- Nacional – 3 pontos (SG -1)
O time de Bragança Paulista precisa de uma vitória simples ou um empate contra o Nacional, desde que o Vélez não vença o Estudiantes por dois ou mais gols de diferença.
Corinthians
1- Deportivo Cali – 8 pontos (SG +4)
2- Corinthians – 8 pontos (SG +1)
3- Boca Juniors – 7 pontos (SG -1)
4- Always Ready – 4 pontos (SG -3)
O Timão precisa de um empate ou uma vitória contra o Always Ready na última rodada, em casa, para se classificar. Caso o Boca não vença o Deportivo Cali, o clube paulista também se classifica, mesmo se perder.
Fortaleza
1- River Plate – 13 pontos (SG +8)
2- Fortaleza – 7 pontos (SG 0)
3- Colo-Colo – 7 pontos (SG -3)
4- Alianza Lima – 1 ponto (SG -5)
O time cearense precisa apenas de um empate ou uma vitória simples contra o Colo-Colo na última rodada.