No Brasil, como sabemos, o voto é obrigatório. Além disso, é importante ressaltar que a participação nas eleições é fundamental para a população, já que define quem estará no poder pelos próximos anos. Em 2022, vamos definir o presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais que assumirão os cargos a partir de janeiro de 2023.
O prazo para o cadastro de eleitores e a realização de alterações no cadastro eleitoral – como atualização de endereço, inclusão de nome social e mudança de zona ou seção eleitoral – termina nesta quarta-feira, dia 4 de maio. Fique atento, essa é a data-limite para solicitar essas operações a tempo de votar nas Eleições Gerais de 2022, com o primeiro turno previsto para o dia 2 de outubro.
Regularize seu título de eleitor
Tanto alterações cadastrais como novos cadastros podem ser feitos sem sair de casa, pela internet, em computadores ou até mesmo em smartphones, acessando o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE.
É necessário que você fotografe a frente e o verso de um documento oficial com foto (pode ser o RG ou a CNH, além de outros, por exemplo) e também um comprovante de residência recente, como uma conta de luz ou água, ou a fatura do cartão de crédito ou do celular. Tire ainda uma selfie segurando um documento que você apresentou, próximo do rosto.
Autoatendimento do Eleitor
Na página do Autoatendimento do Eleitor, clique no serviço que você busca: Tire seu título ou Inclua seu nome social, ou ainda, peça para Imprimir título eleitoral. No Portal do TSE, ainda é possível consultar a situação eleitoral e, caso seja identificada alguma pendência, você ainda pode emitir o boleto da multa eleitoral que estiver em aberto para a regularização do título de eleitor.
É importante destacar que a regularização do documento só tem efeito após a compensação do pagamento da respectiva multa e, portanto, é importante que você acompanhe o andamento da solicitação.
Na quinta-feira, dia 5 de maio, o cadastro eleitoral será fechado para estabilização do sistema, bem como para iniciar os procedimentos de auditoria, de confecção dos cadernos de votação e de geração de arquivos de eleitores para as urnas eletrônicas. Então, não será possível participar das eleições de outubro, caso não faça essa regularização até amanhã.