Se você é um alguém que gosta de cerveja, já deve ter se perguntado qual é a diferença entre as duas bebidas alcoólicas. Pois é! Se você não sabia, agora está sabendo. Quando se ouve falar em cerveja, a pessoa está se referindo a uma coisa. Quando se ouve falar em chopp, é outra. As bebidas não são as mesmas.
Continue a leitura e entenda qual é a diferença entre elas!
Chopp ou Chope?
Antes de falarmos sobre as diferenças que existem entre chopp e cerveja, é justo que você saiba que o termo ‘chopp’ não existe no acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Isso porque o correto é, na verdade, chope.
Sim! Você foi tapeado esse tempo todo, mas não tem problema. A palavra é tão usada na língua portuguesa que ela passou a ser aceita, tanto que entrou em cardápios de bares e restaurantes.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
Por que chopp, então?
A palavra chopp, possivelmente, vem da palavra alemã Schoppen que significa ‘‘caneca de cerveja’’, assim como Chope na língua francesa. Coincidentemente ou não, por esse motivo, o chopp é embasado em barris, enquanto a cerveja, enlatada e/ou engarrafada.
Diferenças entre chopp e cerveja
Ambas bebidas são preparadas da mesma forma, ou seja, possuem os mesmos ingredientes. A coisa muda de figura quando, ainda na fábrica, a cerveja passa por um processo chamado de pasteurização.
Caso você não saiba, pasteurização é um processo de esterilização utilizado em alguns alimentos. Este processo permite que os alimentos se submetam a um resfriamento súbito, possibilitando a eliminação de microrganismos nocivos.
O chopp, no entanto, não passa por isso.
Em contrapartida, esse mesmo procedimento faz com que os alimentos durem mais tempo. Isso significa que a cerveja tem um tempo de validade superior ao do chopp.
E o sabor, é o mesmo?
Definitivamente o sabor da cerveja e do chopp não é o mesmo. Se você reparar, o chopp é muito mais cremoso que a cerveja.
Por outro lado, a cerveja, durante o processo de filtração, perde substâncias em sua composição. Mesmo que seja implícito, ainda é notável o sabor divergente entre as duas bebidas.
E a espuma?
Tanto o chopp quanto a cerveja devem ser servidos com colarinho. Quando isso não acontece, pode constatar que a bebida tem grandes chances de ser de má qualidade. A espuma das bebidas é a responsável por manter o sabor e o amargor da bebida, além de deixar o líquido com uma boa temperatura. Por isso, na hora de tomar umas, seja em casa ou no restaurante, nada de pedir para que o copo venha sem espuma, hein?!