RG Digital: entenda como funciona

RG Digital: entenda como funciona

O Governo Federal lançou um novo modelo de carteira de identidade, o RG Único. Esse documento unificará o RG e o CPF.

A iniciativa prevê evitar fraudes e deverá ser adotada de forma padrão em todo o país até 6 de março de 2023.

A mudança, que será obrigatória, aposentará o RG impresso em papel em até 10 anos. A exceção à regra serão os idosos, que poderão usar a versão original por tempo indeterminado.

A emissão do novo RG será feita gratuitamente pelas secretarias de segurança dos estados, assim como é feito com o modelo tradicional.

Como funcionará o novo RG?

Reprodução

O novo RG tem como objetivo principal criar um cadastro único para o cidadão brasileiro. Para isso, ele utilizará o CPF e um QR Code para que seja feita a identificação eletrônica, tanto de forma online como offline.

Como tirar o novo RG?

Segundo o Governo Federal, as secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal serão responsáveis por fazer essa distribuição. Elas deverão se adequar à nova norma até o dia 3 de março de 2023. Entretanto, até o momento, não há uma previsão de quando os novos documentos começarão a ser disponibilizados no país.

O que fazer com o meu RG atual?

O atual documento de identidade continuará sendo válido no país por até 10 anos para os cidadãos que têm até 60 anos. Para aqueles que possuem uma idade acima dos 60 anos, o RG atual será aceito por um prazo indeterminado.

O que muda?

Reprodução

Com a nova documentação, a numeração será única e a autenticidade poderá ser checada por QR code, inclusive offline. Ou seja, apenas o CPF será considerado.

Atualmente, as pessoas retiram a carteira de identidade em uma unidade da federação com um número, porém, em caso de perda e solicitação em outro estado, por exemplo, a numeração vem diferente. Na prática, atualmente é possível ter 27 números de RG no Brasil.

Quais documentos serão exigidos para a expedição do novo RG?

Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.

Direito