Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 4 de fevereiro de 2022, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. Esse ano, a disputa será em Pequim, na China.
Realizado no primeiro dia da primavera pelo calendário chinês, o evento começou com uma apresentação de dançarinos acenando com hastes verdes brilhantes para transmitir a vitalidade da temporada, seguida por uma explosão de fogos de artifício brancos e verdes que soletravam a palavra “Primavera”.
Os porta-bandeiras
Jaqueline Mourão e Edson Bendilatti desfilaram como porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura da Olimpíada, representado a delegação nacional com 11 atletas.
Após isso, a bandeira chinesa foi passada entre 56 pessoas representando diferentes grupos étnicos da China antes que fosse hasteada e o hino nacional executado.
Em um cubo tridimensional semelhante a um bloco de gelo, imagens de cada um dos 23 Jogos de Inverno anteriores foram esculpidas por lasers.
Depois disso, o bloco foi então “quebrado” por jogadores de hóquei no gelo, permitindo que os anéis olímpicos surgissem, todos em branco.
Desfile das nações
Uma das partes mais esperadas de uma cerimônia de abertura de Jogos Olímpicos, seja ele de Verão ou de Inverno, é o tradicional desfile das nações.
Porta-bandeiras e parte da delegação de cada país desfilam no estádio, representando todos os demais atletas. É emocionante.
Cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim 2022
A cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim 2022 começou depois do discurso do presidente chinês, Xi Jinping, e do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.
O evento foi dirigido pelo mesmo profissional que coordenou a cerimônia dos Jogos de Verão, em 2008, só que desta vez com alguns desafios a mais: um frio de -6C e a ameaça de uma pandemia. Apenas 3 mil artistas participaram da cerimônia no estádio Ninho de Pássaro.
“O período é diferente. Nosso conceito é simples, seguro e esplêndido”, disse Zhang Yimou. Com a pandemia, mesma praga que tirou muito do brilho dos Jogos de Tóquio, no ano passado, a cerimônia foi rápida e não teve características de uma grande festa, embora os chineses tenham se empenhado em fazer uma bonita cerimônia, bastante colorida.
Os atletas estão confinados a uma bolha sanitária e submetidos a controles diários de PCR. Como Pequim aplica uma estratégia de zero Covid-19, nenhum contato com a população está autorizado. As arquibancadas dos locais de competição estarão parcialmente usadas, mas apenas por convidados, que devem respeitar as distâncias sociais.