É Verão! Tempo bom e gostoso, uma das estações mais esperadas do ano, que combina com praia, piscina, férias e viagens, mas tempo também de redobrar alguns cuidados, seja pelo sol, bem mais forte nesta época e o calor, principalmente no nosso Brasil, país tropical e de calorão intenso.
Por isso mesmo é que nem tudo são flores, principalmente para quem tem um bichinho de estimação em casa. Para garantir que seu filho de quatro patas fique bem com os desafios do verão, separamos algumas dicas que podem ajudar você com isso, confira abaixo:
Locais abafados
Nem pense em deixar o pet no carro ou em qualquer local muito abafado. Ele pode sofrer de hipertermia, um aumento brusco da temperatura corporal, que ultrapassa a capacidade compensatória do organismo.
Quando o cachorro apresenta hipertermia, ele se mostra cansado, apresenta língua roxa, tem dificuldade para andar, respiração ofegante, vômitos e diarreias, chegando a convulsões e perda de consciência.
Quando notar essas alterações, uma das formas de refrescar o cachorro no verão é colocando gelo nas virilhas e axilas dele. Caso não resolva, siga imediatamente para uma clínica veterinária
Horários dos passeios
Outro ponto importante é saber quais os melhores horários para passear com seu pet em dias quentes de verão. É melhor evitar passeios com o cachorro entre 10h e 16h, quando os índices UBV estão com maior incidência, esses índices são responsáveis pelo câncer de pele, que também atinge os pets.
Outro cuidado bem simples é sempre se atentar nos locais em que eles estão andando, como por exemplo, em asfaltos, cimentados ou areia muito quente. Isso pode queimar as ‘almofadinhas’ das patinhas.
Evite também, nos horários mais quentes, exercícios físicos que exijam muito do cão, pois eles sentem muito calor, mais que nós humanos.
Sombra e água fresca
Independentemente de onde você estiver, seja na praia, em casa, em praça, não esqueça de garantir para seu pet um local confortável na sombra e com água mais fresca. Em casa, mantenha janelas abertas, o uso de ventiladores ou de ar-condicionado também pode ser uma solução.
Já existe, inclusive, colchões climatizados, que gelam em contato com o corpo de animal e servem para refrescá-lo.
Durante os passeios, faça pequenas pausas para que seu animalzinho descanse e recupere o fôlego, assim diminuindo também o calor.