Dicas para cuidar direito do câmbio do carro

Dicas para cuidar direito do câmbio do carro

Os carros são feitos de centenas de equipamentos, peças e sistemas. Todos são equipados e instalados para fazer com que os veículos funcionem da maneira correta. Sejam as peças de motor ou a suspensão do carro, cada componente tem uma função específica e essencial para o funcionamento do carro.

Entre as principais e mais importantes partes de um veículo, está o sistema de embreagem e câmbio. Sem esse componente, você não conseguiria ir para lugar algum com o seu veículo. Cuidar dessa parte é tão importante quanto cuidar do motor e das rodas.

Dessa forma, conheça algumas dicas para cuidar direito do câmbio do seu carro.

Para o que serve o câmbio do carro?

Como dito anteriormente, cada parte do seu veículo possui funções específicas, essenciais para o funcionamento do carro. A suspensão de carro é responsável por proporcionar estabilidade em curvas e absorver impactos. Já os componentes do sistema de iluminação automotiva servem para alertar, sinalizar e informar motoristas sobre as ações tomadas pelo veículo.

O sistema de câmbio e embreagem de um veículo tem a função de impedir que o motor do veículo pare de funcionar repentinamente, ou seja, evitar que o motor do carro “morra”. Esse sistema é essencial para impedir que o motor do carro pare de funcionar quando o veículo estiver parado em um semáforo ou até mesmo quando estiver se movimentando.

Desde que o motorista da partida no carro, o motor começa a funcionar de maneira ininterrupta, até que a chave seja retirada do veículo. Para evitar que o carro “morra”, o câmbio do motor é desacoplado do propulsor, fazendo com que o motor não pare de funcionar mesmo que nenhuma das marchas esteja engatada.

A principal função da embreagem do carro é transmitir as forças geradas pelo motor para a caixa de câmbio. Isso faz com que a força do motor seja transformada em movimento pelas rodas do carro. Dessa forma, o veículo consegue se locomover.

Como cuidar do câmbio do carro?

Existem diferentes tipos de câmbio de carro, sendo os principais o manual e o automático. O câmbio de carro automático é o sonho de muitos motoristas, por conta da praticidade na hora de trocar de marchas e, é claro, a não necessidade de um pedal de embreagem.

Para conservar o seu veículo e cuidar do estado das autopeças, como as presentes no sistema de embreagem e câmbio, é muito importante saber o que fazer. Uma das principais dicas para cuidar dessa parte do seu carro é verificar o nível do óleo lubrificante. Caso o nível do lubrificante seja baixo, a chance das peças do câmbio quebrarem ou serem danificadas é muito maior.

Outra dica importante é consultar as tabelas de manutenção encontradas no manual do proprietário. Ao ficar atento aos prazos de troca de filtro e fluido hidráulico, você consegue fazer uma manutenção preventiva do sistema de embreagem do seu veículo. Quanto melhor estiver a lubrificação das peças do câmbio do carro, menor será o desgaste.

Preste atenção na maneira que você dirige o seu carro!

Muitas pessoas não se importam muito com a forma que dirigem seus carros. A maneira como a troca de marchas é realizada pode dizer muito sobre o estado de conservação de um veículo e até mesmo do estado das peças. Muitos motoristas trocam a marcha sem nem mesmo pisar no pedal de embreagem, o que é um erro gravíssimo. Essa prática pode danificar o garfo do câmbio.Além disso, existem muitos motoristas que continuam a dirigir mesmo sabendo que a marcha está “arranhada”. O desgaste do sistema de embreagem faz com que as marchas tenham dificuldades para ser engatadas. Se o seu carro começou a arranhar, saiba que a hora de trocar as peças do câmbio chegou. A marcha arranhada pode causar sérios danos ao câmbio do carro, até mesmo quebrá-lo.

Carros