O Crowdlending é uma plataforma derivada do crowdfunding. No entanto, o mecanismo é diferente, isto é, ao invés de doar dinheiro, a ferramenta é utilizada para emprestar dinheiro em troca de juros.
Desse modo, é uma excelente alternativa para micro e pequenas empresas. Por isso, entenda melhor como funciona o conceito.
Como funciona o Crowdlending?
Nesse financiamento coletivo o intuito é disponibilizar pequenas quantias em dinheiro para empreendedores que necessitam de recursos. Com isso, o mecanismo é diferente, ao invés de serem colaboradores, passam a ser credores.
Para ser realizada a operação, é necessário avaliar a subscrição e avaliar o risco, como também os procedimentos de recuperação e pagamentos em caso de inadimplência.
Em outras palavras, a ferramenta utiliza um sistema parecido com o que é realizado pelos bancos e instituições financeiras antes da concessão de um empréstimo.
Por causa das dificuldades em conseguir recursos nas companhias tradicionais, os micro e pequenos negócios estão cada vez mais buscando a alternativa de crowdlending para os seus projetos.
Como solicitar o Crowdlending?
O perfil do solicitante desse crédito é bem específico, geralmente são investidores que tem o objetivo de administrar o seu próprio negócio. Por isso, para arrecadar fundos, precisam mostrar que a sua empresa merece o investimento.
Portanto, é essencial elaborar um plano estratégico abrangente e bem feito. Além disso, é importante manter as contas da companhia em dia.
É comum os investidores irem em busca de informações sobre a instituição nas redes sociais. Por isso, o empreendedor precisa elaborar um site estruturado, com dados consistentes sobre a empresa.
O engajamento nas redes sociais é fundamental para promover ações e resultados. De modo que, esses detalhes fazem toda a diferença na hora de atrair novos investidores.
As vantagens do Crowdlending
O Crowdlending pode oferecer diversas vantagens para micro e pequenos empreendedores. Em primeiro lugar, menores taxas e juros mais baixos, além disso, a rentabilidade é mais atrativa que os empréstimos tradicionais.
Outro benefício nessa campanha para arrecadar dinheiro, é a menor burocracia e maior visibilidade para o projeto.
Além disso, existem outras vantagens, por exemplo, avaliação do cliente antes do lançamento do projeto, criação de comunidades e investimentos a baixo custo.
O Crowdlending é uma excelente alternativa para os negócios. Com isso, é possível garantir capitalização e incentivos. Por isso, avalie as melhores plataformas e tire o seu projeto do papel hoje mesmo.