A água é, sem dúvidas, um dos recursos naturais mais importantes para a manutenção da vida, saúde e bem-estar. Ela compõe até 60% do corpo humano, realizando a proteção e hidratação de nossas articulações e células.
No entanto, é sempre importante verificar se a água consumida não está contaminada. Por esse motivo, é indicado o uso constante de filtros e purificadores de água.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das doenças nos países em desenvolvimento são causadas por água contaminada.
Relatos de contaminação são muito frequentes, principalmente quando se trata de coliformes. Entre eles, podemos citar espécies do gênero Klebsiella, Enterobacter e Citrobacter.
O risco da contaminação da água para a saúde
As doenças associadas com a água são comumente transmitidas por via fecal. Os organismos patogênicos, quando eliminados pelas fezes, chegam ao ambiente aquático e podem contaminar as pessoas.
Os coliformes conseguem se envolver e participar de variadas patologias, como intoxicações alimentares, infecções urinárias, meningites e pneumonias. Além, evidentemente, de infecções intestinais.
O contágio causado por esses organismos é perigoso e abrange múltiplos modos de transmissão. Busque sempre consumir água filtrada em bebedouros de água.
O que diz a legislação?
Conforme a Portaria da Consolidação n.º 5, em 100 mL de amostra, a água potável deve apresentar ausência de coliformes e Escherichia coli. Entende-se que a água potável precisa atender ao padrão estabelecido por esse Anexo, não oferecendo riscos à saúde.
Fato é que os sistemas de filtragem e purificação de água em residências e estabelecimentos são complementares. Os purificadores e bebedouros industriais com filtro são um verdadeiro reforço na contenção e eliminação de microrganismos.
O refil dos bebedouros de água no combate as bactérias
O componente fundamental para a qualidade da água purificada pelos aparelhos, como o bebedouro escolar, é o refil. Isso porque seu compartimento proporciona a retenção das partículas concentradas na água.
Todos os modelos protegem o seu organismo das impurezas presentes na água e possuem ação bacteriostática ou bacteriológica. A primeira consegue evitar a proliferação de bactérias Pseudomonas aeruginosa. Já o refil bacteriológico controla a proliferação e ainda retira as bactérias presentes.
Portanto, fica evidente que a contaminação de bactérias na água que consumimos pode apresentar um grande risco para a saúde. É necessário se atentar à procedência da água antes de tomá-la para prevenir a infecção.